segunda-feira, 18 de julho de 2011

“I CAMINHADA ECOLÓGICA DE ROLÂNDIA – PAIXÃO PELA NOSSA TERRA”

          Dia 05 de junho, dia mundialmente conhecido como “Dia do Meio Ambiente”, participamos (Ivar, Rosane sua esposa e eu, únicos Tucanos) do evento promovido pela EMATER Rolândia em parceria com a Prefeitura Municipal, Lions Clube, Pousada das Alamandas,  Spa Recanto das Figueiras, Itamaraty e apoio dos Escoteiros Guaranis.

          O dia amanheceu lindo e nós mais uma vez dispostos a participar deste evento um tanto diferente das corridas e caminhadas convencionais, mas não menos empolgante.
        A concentração foi na Pousada das Alamandas onde contamos com enfermeiros que mediram a pressão arterial, foram passada as instruções gerais além de termos café, suco, água e biscoitos fornecidos pela Itamaraty. Antes da largada a personal trainer do Spa, Maisa Papke nos proporcionou um alongamento e munidos de saco de lixo demos início à caminhada ecológica de 06 km pela Estrada de São Rafael.
Em meio ao percurso me separei dos outros Tucanos e me juntei às amigas e companheiras do COMTUR – Conselho Municipal de Turismo, Patrícia Iastrenski e Regina Célia Pirajão. Ops! já ia me esquecendo do Sr. Pedro Bernardy, outro conselheiro  muito empolgado - Para quem não tem conhecimento este Conselho no passado já apoiou muito o Município em decisões importantes, inclusive quanto à pavimentação desta estrada com paralelepípedos.
        Esse tipo de atividade faz com pareçamos crianças em busca do tesouro escondido, cada vez que alguém encontrava uma bituca de cigarro, lata de bebida ou qualquer outro lixo era flash para todo lado registrando tudo.
        A caminhada nos levou a lugares lindíssimos como a reserva florestal do Spa Recanto das Figueiras onde pudemos nos render às maravilhas da natureza criadas por nosso maravilhoso Deus. Diante da Figueira Branca mais flash e fila, todos querendo uma recordação junto àquela árvore centenária que rompe os céus. Também pudemos apreciar peças e objetos usados pelos imigrantes que fazem parte do acervo do Museu da Colonização Alemã cuidado com dedicação pelo Sr. Tobias Schauff e Maisa Papke.
         Após mais uns poucos kilômetros chegamos à Capela e Cemitério de São Rafael. Para muitos é estranho considerarmos este lugar como um ponto turístico, mas para nós rolandenses é um diferencial que veio junto aos colonizadores alemães. Ali nos aguardava com sua típica animação o senhor Geraldo Lonardoni que é Presidente da Comunidade. Agora daríamos início a outra etapa do evento: o plantio de mudas de árvores como Ipê, Pata de Vaca e outras. Caminhamos aproximadamente uns dois km à frente, até a propriedade do Sr. Geraldinho. Lá estava um caminhão cheio de mudas nos aguardando para o plantio. As covas já estavam prontas, era só seguir as orientações do Gilberto São João, engenheiro agrônomo da EMATER Rolândia e mentor do evento.
         Mais uma vez a “criançada” se alvoroçou, tanta animação, todos querendo literalmente por a mão na massa ou terra mesmo. E mais flash!
          Eu também quero plantar...
       De volta à Capela tivemos algumas orientações importantes tais como a dos Escoteiros que tem um projeto em parceria com a Big Frango de recolhimento de óleo usado através de um recipiente retornável.
O Gilberto nos falou a respeito do lixo encontrado e a quantidade de anos que levam para serem consumidos pela natureza. E logo após foi feito sorteio de brindes, oba!!!!
           Voltamos para a Pousada de ônibus cedido pela Prefeitura do Município.
         Uma pena não ter nenhum órgão de imprensa municipal participando e registrando o evento. Felizmente pudemos contar com a RIC TV e o jornalista da EMATER.
         Realmente este foi um dia para ficar na história.

Texto: Haudrey Miranda de Paiva
Aspirante a Tucano
Colaboração: Patrícia Iastrenski 

Um comentário: